Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos gastaram a quantia sem precedentes de 2 bilhões de dólares para financiar a pesquisa ultrassereta e o desenvolvimento de um programa cujo resultado alteraria para sempre a relação entre os países.
Conhecido como Projeto Manhattan, foi a primeira tentativa empreendida pelos Estados Unidos e seus aliados de criar uma bomba atômica funcional: um dispositivo capaz de causar destruição em massa; uma bomba cuja simples ameaça podia ser capaz de dar fim à guerra.
Uma bomba atômica desencadeia uma reação nuclear, liberando uma quantidade enorme de energia. O problema inicial era a produção de urânio enriquecido suficiente para manter tal reação. O físico italiano Enrico Fermi foi essencial para a solução desde problema. Numa antiga quadra de squash na Universidade de Chicago, ele e outros cientistas criaram a primeira reação nuclear em cadeia autossustentável e controlada. O projeto acabaria por criar a primeira explosão nuclear feita pelo homem, que Oppenheimer chamou de "Trinity", em Alamogordo, Novo México, no dia 16 de julho de 1945.
1001 Invenções que Mudaram o Mundo
1001 Invenções que Mudaram o Mundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário